Avançar para o conteúdo principal

Assembleia Geral Extraordinária - Sporting Clube de Portugal - 23 de junho 2018 - 14 horas - Altice Arena

Foi agendada para 23 de junho de 2018 com início às 14 horas uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Sporting Clube de Portugal no Altice Arena, antigo Pavilhão Atlântico em Lisboa e a fila de votação fecha às 20 horas..

A AGE terá uma ordem de trabalho com dois pontos.
No primeiro atender-se-á a um pedido do Conselho Diretivo de poder prestar esclarecimentos aos sócios sobre a atual situação do clube.
No segundo ponto será votada a destituição de cada um dos membros do conselho diretivo do Sporting Clube de Portugal.

Procuraremos ir compilando aqui um conjunto de perguntas e as melhores respostas que conseguimos dar às mesmas. Se tiver críticas e sugestões não hesite em contactar-nos. Daremos relevância às que surgirem devidamente fundamentadas. Obrigado.

Quem poderá participar na Assembleia Geral?
Todos os sócios com mais de 12 meses de antiguidade e com a quota de maio de 2018 paga.

Quem pode falar na Assembleia Geral?
Todos os sócios que podem participar na Assembleia Geral poderão pedir a palavra à Mesa da Assembleia Geral e se se mantiver a prática corrente, deverão dispor de 3 minutos para realizar a respetiva intervenção.

Os membros suspensos do Conselho Diretivo poderão falar?
Segundo posição pública da Mesa da Assembleia Geral, a modalidade de suspensão a que forma sujeitos pela Comissão de Fiscalização (que substitui o Conselho Fiscal e Disciplinar) não implica a limitação de direitos de sócio como seja a participação numa Assembleia Geral do Clube.
Estão, contudo, suspensos preventivamente (e durante até 10 dias) de exercer as funções no Conselho Diretivo.

O que acontece se a destituição não for apoiada pela maioria dos sócios?
O Conselho Diretivo deverá retomar funções e cumprir o seu mandato. É certo que o processo disciplinar em curso não é eliminado pelo resultado da votação mas é legítimo conjeturar que sejam retiradas consequências políticas (expressão usada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral quando questionado publicamente sobre a hipótese de não destituição) que levem à queda do processo. O passo seguinte deverá ser convocar eleições para os órgãos demissionários (Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal e Disciplinar). A Comissão de Gestão entretanto criada para evitar o vazio de poder deverá também ser extinta para que o Conselho Diretivo regresse a funções.

O que acontece se a destituição for apoiada pela maioria dos sócios?
A destituição implicará, a marcação de eleições para o Conselho Diretivo sendo expectável que as eleições sejam generalizadas a todos os órgãos sociais.


Quando serão as eleições?
Entre 23 de agosto de 2018 e 23 de dezembro de 2018.
O prazo estatutário mínimo para a marcação de uma Assembleia Geral Eleitoral é de 60 dias face à data da convocação (artigo 45º do Estatutos do Sporting Clube de Portugal). Logo, este deverá ser o prazo mínimo possível para eleições no Sporting. Se por hipótese a convocatória fosse feita na próprio dia 23 de junho pela Mesa da Assembleia Geral, as eleições poderiam realizar-se a partir de 26 e agosto (admitindo que se realizarão num fim de semana).
No máximo, as eleições terão de ser marcadas até seis meses após a data de cessação do mandato do Conselho Diretivo (artigo 41º dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal) mantendo-se em funções, nesse período, a Comissão de Gestão e Comissão de Fiscalização. Nesse cenário extremo as eleições terão de se realizar até 23 de dezembro de 2018.

Bruno de Carvalho pode recandidatar-se?
Depende. Se for destituído e nada mais acontecer, avançando o processo disciplinar, deverá ser impedido de concorrer podendo, inclusive, vir a ser expulso de sócio - dependendo do desenlace do processo discipliar.
Contudo, mesmo destituído, poderá a Assembleia Geral deliberar que venha a poder concorrer a eleições. O cenário não é contudo claro na medida em que a deliberação terá de ser compatibilizada com o processo disciplinar. Em todo o caso, a Assembleia Geral deverá ser soberana.

Até quando posso votar?
A acreditação de sócios estará disponível até às 20h00m e será garantida a todos os sócios que chegem até essa hora bem como a respetiva votação

Se tem dúvidas a colocar ou correções a fazer a este artigo não hesite em contactar-nos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

É possível o voto por procuração na AG de 23 de junho de 2018?

Uma das perguntas que ganha relevo com o aproximar da Assembleia Geral Extraordinária de 23 de junho de 2018, é a de saber se é possível delegar o poder de voto num outro sócio. A nossa interpretação face à informação pública disponível é a que se segue. O facto de se encontrar disponível no sítio do Sporting um Regulamento da Assembleia Geral que não veio a ser aprovado - trata-se de uma proposta - bem como, a versão oficial do referido regulamento, tem gerado confusão entre os sócios. Conseguimos apurar que se mantém em vigor a versão do Regulamento da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal que se aplicou nas últimas Assembleias Gerais realizadas em 2018. Recomendamos a leitura do artigo 5º desses mesmos estatutos que a seguir se reproduz. Como tal, não será possível delegar os votos noutros sócios que venha a estar presente na Assembleia Geral mesmo que passando uma procuração. Qualquer sócio que queira ver o seu voto validamente expresso deverá assim desloca

A Assembleia Geral Destitutiva foi manipulada?

Têm circulado na internet suspeições que procuram "provar" que a Assembleia Geral Extraordinária que teve por fito destituir os membros da anterior direção do Sporting liderada por Bruno de Carvalho terá tido os resultados manipulados. Entre os pressupostos considerados para "demonstrar" a manipulação encontramos os seguintes: Votaram 14.900 sócios; As urnas estiveram abertas durante 5 horas; Havia entre 10 e 12 urnas. Daqui, quem levanta a suspeição extrai que o número de votos a terem que ser expressos por minuto é inverosímil (quase 50) em apenas 10 urnas. Advoga-se que não haveria tempo para cada sócio se deslocar à cabine, escolher a sua opção, dar baixa do voto e colocá-lo na urna. Na suspeição lançada coloca-se ainda em causa a celeridade da contagem de votos que estaria concluída antes das duas da manhã o que para 14.900 votos seria um recorde face a Assembleias Gerais anteriores. Em função deste argumentário e estando ele em circulação há vário

Sabia que os detentores da Gamebox 2018/2019 têm desconto na camisola oficial?

A Gamebox 2018/2019 que homenageia José de Alvalade, fundador do clube, no ano do centenário da sua morte e que dá direito a assistir a até 26 jogos no Estádio de Alvalade já está à venda (até 4 de julho para renovações, e a partir de dia 7 para todos os sócios) e oferece, como habitualmente, um conjunto de vantagens aos detentores. Nesta época o preço aumenta aproximadamente 7% o que é particularmente deafiante num ano em que o Sporting Clube de Portugal não está na Liga dos Campeões e em que as expectativas desportivas podem ser menos intensas do que em anos anteriores, em virtude do período conturbado por que passou o clube desde fevereiro de 2018. Ainda assim, há argumentos relevantes para justificar o investimento. Desde logo, o número de jogos incluíndos abrange 3 jogos da liga Europa podendo passar a 4 se o clube avançar para os 16 avos de final. Outra das vantegens que aqui destacamos no título do nosso artigo passa por haver um desconto adicional para detentores da game

Quantos votos tenho com os meus anos de sócio?

 jornal Record publicou em março de 2017 uma infografia que resume bem o que está definido nos  Estatutos do Sporting Clube de Portugal ) quanto à relação entre cada tipologia de sócio e a respetiva antiguidade e o número de votos a que terá direito. Esta infografia que aqui reproduzimos traduz o número de votos a que se tem direito em todas as votações realizadas nas assembleias gerais do Sporting Clube de Portugal e não apenas nas eletivas.