Avançar para o conteúdo principal

Assembleia Geral do Sporting de 23 de junho de 2018: horários, indicações sobre votação, segurança e auditoria

A Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal comunicou, em conferência de imprensa, a 21 de junho de 2018, um conjunto de informações importantes sobre os trabalhos da Assembleia Geral do Sporting de 23 de junho de 2018.
O que se segue teve por base o que foi indicado na referida conferência de imprensa.

Horários:

A Assembleia Geral realiza-se no Altice Arena (Pavilhão Atlântico) em Lisboa, na zona do Parque das Nações.
As portas abrirão pelas 12 horas estando a Assembleia agendada para se iniciar às 14 horas o que levará a que, pela inevitável falta de quorum, se inicie às 14h30m.

Haverá um primeiro ponto para esclarecimentos aos sócios por parte dos membros do conselho diretivo suspenso (se estes estiverem presentes) seguindo-se o segundo ponto onde se votará a destituição ou não destituição do conselho diretivo, podendo haver lugar a intervenções dos sócios que o requeiram.

Com o início do debate do segundo ponto deverá iniciar-se o período de votação que terminará às 20 horas, garantindo-se que todos os votantes presentes na fila, às 20 horas, terão direito a acreditar-se e a votar.


Acreditação dos sócios e votação:

Os sócios deverão efetuar a acreditação munidos dos documentos necessários (ver "Que documentos são aceites para me credenciar como sócio numa Assembleia Geral do Sporting?") recebendo, no ato, um boletim de voto que será impresso no momento. Esse boletim será único, não sendo possível pedir uma segunda via.
Tal como dissemos anteriormente, a acreditação de sócios estará disponível até às 20h00m e será garantida a todos os sócios que chegem até essa hora bem como a respetiva votação.
A votação inicia-se com a discussão do ponto relativo à destituição.
A votação far-se-á na sala, em urnas transparentes.
A contagem dos votos far-se-á igualmente na sala, em lugar visível a todos e será feita pelos serviços do Sporting, sendo acompanhados pelos auditores da empresa Kreston & Associados.
A empresa de auditoria Kreston & Associados acompanhará igualmente a credenciação, contagem e depósito dos votos num notário.

Segurança:

O dispositivo de segurança ficará a cargo da PSP e dos seguranças do Altice Arena.
A Assembleia Geral será integralmente filmada e gravada por razões de segurança não havendo lugar a transmissão da sessão.


Qual será a pergunta da Assembleia Geral?

Os sócios receberão um boletim de voto que será impresso no momento da credenciação e do qual constará algo muito próximo do seguinte:

"Revogação colectiva, com justa causa, do mandato dos membros do Conselho Directivo: 
SIM (Significa a saída da Direcção) 
NÃO (Significa a continuidade da Direcção) 
Abstenção"

Naturalmente:
  • quem pretender a destituição do Conselho Diretivo deverá responder positivamente
  • quem pretender a manutenção do Conselho Diretivo deverá responder negativamente.


Eleições:
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral garantiu, na mesma conferência de imprensa acima referida que haverá eleições no Sporting Clube de Portugal no menor prazo estatutário possível, ou seja, afirmou, em meados de setembro de 2018.
Nesse momento colocam-se dois cenários, ajustados aos dois desfechos possíveis da Assembleia Geral.
  1. Caso o Conselho Diretivo seja destituído, realizar-se-ão eleições para todos os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal.
  2. Caso o Conselho Diretivo não seja destituído, realizar-se-ão eleições para a Mesa da Assembleia Geral e para o Conselho Fiscal e Disciplinar, continuando o Conselho Diretivo a cumprir o seu  mandato.

Iremos atualizando este artigo com mais informação.


Para mais informação recomendamos a leitura dos seguintes artigos:



Comentários

Mensagens populares deste blogue

É possível o voto por procuração na AG de 23 de junho de 2018?

Uma das perguntas que ganha relevo com o aproximar da Assembleia Geral Extraordinária de 23 de junho de 2018, é a de saber se é possível delegar o poder de voto num outro sócio. A nossa interpretação face à informação pública disponível é a que se segue. O facto de se encontrar disponível no sítio do Sporting um Regulamento da Assembleia Geral que não veio a ser aprovado - trata-se de uma proposta - bem como, a versão oficial do referido regulamento, tem gerado confusão entre os sócios. Conseguimos apurar que se mantém em vigor a versão do Regulamento da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal que se aplicou nas últimas Assembleias Gerais realizadas em 2018. Recomendamos a leitura do artigo 5º desses mesmos estatutos que a seguir se reproduz. Como tal, não será possível delegar os votos noutros sócios que venha a estar presente na Assembleia Geral mesmo que passando uma procuração. Qualquer sócio que queira ver o seu voto validamente expresso deverá assim desloca

Assembleia Geral Extraordinária - Sporting Clube de Portugal - 23 de junho 2018 - 14 horas - Altice Arena

Foi agendada para 23 de junho de 2018 com início às 14 horas uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Sporting Clube de Portugal no Altice Arena, antigo Pavilhão Atlântico em Lisboa e a fila de votação fecha às 20 horas.. A AGE terá uma ordem de trabalho com dois pontos. No primeiro atender-se-á a um pedido do Conselho Diretivo de poder prestar esclarecimentos aos sócios sobre a atual situação do clube. No segundo ponto será votada a destituição de cada um dos membros do conselho diretivo do Sporting Clube de Portugal. Procuraremos ir compilando aqui um conjunto de perguntas e as melhores respostas que conseguimos dar às mesmas. Se tiver críticas e sugestões não hesite em contactar-nos. Daremos relevância às que surgirem devidamente fundamentadas. Obrigado. Quem poderá participar na Assembleia Geral? Todos os sócios com mais de 12 meses de antiguidade e com a quota de maio de 2018 paga. Quem pode falar na Assembleia Geral? Todos os sócios que podem participar na Assembl

A Assembleia Geral Destitutiva foi manipulada?

Têm circulado na internet suspeições que procuram "provar" que a Assembleia Geral Extraordinária que teve por fito destituir os membros da anterior direção do Sporting liderada por Bruno de Carvalho terá tido os resultados manipulados. Entre os pressupostos considerados para "demonstrar" a manipulação encontramos os seguintes: Votaram 14.900 sócios; As urnas estiveram abertas durante 5 horas; Havia entre 10 e 12 urnas. Daqui, quem levanta a suspeição extrai que o número de votos a terem que ser expressos por minuto é inverosímil (quase 50) em apenas 10 urnas. Advoga-se que não haveria tempo para cada sócio se deslocar à cabine, escolher a sua opção, dar baixa do voto e colocá-lo na urna. Na suspeição lançada coloca-se ainda em causa a celeridade da contagem de votos que estaria concluída antes das duas da manhã o que para 14.900 votos seria um recorde face a Assembleias Gerais anteriores. Em função deste argumentário e estando ele em circulação há vário

Quantos votos tenho com os meus anos de sócio?

 jornal Record publicou em março de 2017 uma infografia que resume bem o que está definido nos  Estatutos do Sporting Clube de Portugal ) quanto à relação entre cada tipologia de sócio e a respetiva antiguidade e o número de votos a que terá direito. Esta infografia que aqui reproduzimos traduz o número de votos a que se tem direito em todas as votações realizadas nas assembleias gerais do Sporting Clube de Portugal e não apenas nas eletivas.

Sabia que os detentores da Gamebox 2018/2019 têm desconto na camisola oficial?

A Gamebox 2018/2019 que homenageia José de Alvalade, fundador do clube, no ano do centenário da sua morte e que dá direito a assistir a até 26 jogos no Estádio de Alvalade já está à venda (até 4 de julho para renovações, e a partir de dia 7 para todos os sócios) e oferece, como habitualmente, um conjunto de vantagens aos detentores. Nesta época o preço aumenta aproximadamente 7% o que é particularmente deafiante num ano em que o Sporting Clube de Portugal não está na Liga dos Campeões e em que as expectativas desportivas podem ser menos intensas do que em anos anteriores, em virtude do período conturbado por que passou o clube desde fevereiro de 2018. Ainda assim, há argumentos relevantes para justificar o investimento. Desde logo, o número de jogos incluíndos abrange 3 jogos da liga Europa podendo passar a 4 se o clube avançar para os 16 avos de final. Outra das vantegens que aqui destacamos no título do nosso artigo passa por haver um desconto adicional para detentores da game